Antigamente, só era possível ver um aparelho de nebulização ou de inalação no hospital, mas atualmente, existem diversos aparelhos domésticos, e até portáteis que cabem na bolsa, ter um nebulizador em casa, se tornou um dos itens obrigatórios para quem tem criança, e por conta disso, a variedade de aparelhos nebulizadores encontrados no mercado, são enormes, variando de preço e também inúmeras características para se tornarem mais atrativas para os consumidores.
O que é um aparelho de nebulização?
O aparelho nebulizador ministra os medicamentos diretamente nas vias aéreas, através da nebulização, transformando a medicação de estado líquido para forma de vapor, tratando a condição respiratória em questão. O tipo de medicamento administrado depende do diagnóstico do paciente e do tratamento prescrito pelo médico. Portanto, os nebulizadores desempenham um papel importante no manejo e tratamento de doenças e condições respiratórias, proporcionando alívio dos sintomas e melhorando a função pulmonar.
Qual diferença entre os nebulizadores?
Algumas características dos nebulizadores encontrados no mercado, variam como o tipo de máscara que pode ser com ou sem elástico, ou apenas mangueira que não necessita uso de máscara, os com fio, sem fio, o que permitem sua utilização somente sentado, os que são possíveis de fazer deitado, os mais barulhentos, e os silenciosos, e o tipo de nebulização que pode ser
Para as crianças, principalmente as menores, o jeito mais fácil é utilizar os que possuem máscara com elástico, ou nebulização com a mangueira, sem precisar ficar fixo no rosto, e claro, as que podem ser feitas deitado, sem que a solução caia, e podendo ser feita enquanto a criança está dormindo.
Algumas características que pode ajudar você a encontrar o melhor nebulizador:
· Com fio e sem fio – para os que fazem o uso em casa, a maioria dos aparelhos funciona na tomada, sendo 110v, 220v e também bivolt, e os mais modernos, e também com um custo mais elevado, que não possuem fio, são portáteis, cabem na bolsa, e podem ser utilizados em qualquer lugar sem necessidade de uma fonte elétrica, por funcionar a pilha ou bateria, indicado para pessoas que fazem o uso com mais frequência, e precisam levar em todos os lugares sem depender de uma tomada.
· Máscaras adulto e infantil – o aparelho vem com acessórios, que permite o uso para toda família, muitas podem ser utilizadas com elástico, que permitem ficar com as mãos livres.
· Mangueira – para as pessoas que possuem dificuldade em conseguir ficar com algo preso a cabeça, e também uma boa opção para bebês e crianças enquanto estão dormindo, basta deixar próximo ao nariz e boca, que será possível ser feita a nebulização.
· Sonoridade – alguns modelos são mais barulhentos, e podem dificultar o uso e serem bem incômodos para crianças e bebês, e principalmente para quem usa com frequência, mas também existem os que são mais silenciosos, e imperceptíveis, indicados para pessoas com sensibilidade auditiva, e que facilitam o uso durante o sono sem correr o risco de acordar o bebê ou criança.
· Armazenamento da solução – existem alguns modelos, que a solução fica no aparelho, e não na máscara, isso permite que seja feita a nebulização deitado sem correr risco de vazamento, e também comodidade principalmente para quem faz durante o sono, ou na cama, mas os modelos mais simples, é necessário ter cuidado, pois o líquido fica na máscara, e movimentos mais bruscos, ou variação de ângulo podem fazer com que a solução vaze, interferindo no tratamento, por ser difícil saber a quantidade que já foi feita, e quantidade que foi descartada.
· Capacidade de armazenamento de medicação – alguns modelos podem variar sua capacidade, fazendo com que durante o uso seja necessário repor a medicação para realização da administração da quantidade necessária, isso pode variar de acordo com a necessidade e tratamento que o nebulizador será usado.
· Peso e tamanho – no mercado, podemos encontrar modelos mais leves que facilitam a mobilidade do aparelho, sendo possível fazer em qualquer lugar, inclusive em viagens
· Tipo de Nebulização Ultrassónica ou Malha – nebulizador ultrassónico, usa vibrações ultrassônicas normalmente são os mais silenciosos, transformam o medicamento líquido em uma névoa fina, sendo administrado pelas vias respiratórias. O outro tipo é malha, que são os mais barulhentos, e também mais indicados para certos tipos de tratamento, utilizam uma membrana micro perfurada vibratória para fragmentar o medicamento líquido em partículas extremamente pequenas, quem também resulta em uma névoa fina, permitindo a administração pelas vias respiratórias, ambos têm uma eficiência parecida.
· Velocidade de Nebulização – os aparelhos possuem velocidade de nebulização, mas os de malha, a maioria das vezes são mais rápidos, porém tem um custo mais elevado, porém nem sempre a velocidade maior, é melhor indicada, pois existem tratamentos, que a indicação, é uma velocidade menor para reduzir os efeitos colaterais da medicação.
Qual aparelho é mais vendido e bem avaliado?
Para quem busca um aparelho com bom custo benefício, e com bastante eficiência, um dos aparelhos mais comprados de nebulização, é o Nebulizador Ultrassônico Pulmosonic Star Luxo II, um aparelho que pode ser usado por toda família, para a maioria dos tratamentos de nebulização que podem ser feitos em casa. Apesar de não ser sem fio, é fácil de levar para qualquer lugar, é leve e compacto. Possui máscaras adulto, infantil, e também mangueira que dispensa uso da máscara. Sua capacidade de armazenamento é de 10ml, que é considerada boa comparada a outras marcas. Esse modelo, permite fazer a nebulização deitado, sem correr o risco de derramar a solução, pois a medicação fica armazenada no aparelho, e não na máscara. A qualidade da nebulização, é surpreendente, sai muita névoa. O aparelho é bivolt, e silencioso, possui 3 velocidades de nebulização. Possui também desligamento automático, e é muito fácil de usar. O custo, embora não seja o mais barato, está longe de ser o mais caro, principalmente pela sua boa eficiência.
- Alimentação: Bivolt automático 90-230 V ̃ 50/60 Hz;
- Método de Nebulização: Cavitação por ultrassom;
- Potência de entrada: 25 – 35 VA;
- Consumo em kWh: 0,017 kWh;
- Frequência de oscilação: 2,4 MHz;
- Acionamento: Botão Liga/Desliga;
- Led indicador: Inalador/Nebulizador ligado, falta de água e intensidade de névoa;
- Tamanho das partículas: 80% menores do que 5 micra (1000 micra = 1mm);
- Fusíveis: (T2AL250V); Fusível 2,0 A 250V ̃; Ação retardada;
- Capacidade de nebulização: 10 mL;
- Controle de intensidade: máximo | médio | mínimo;
- Desligamento automático: 12, 15 ou 20 minutos (dependendo da intensidade de névoa);
- Taxa de nebulização: Entre 0,5 mL/min a 1,25 mL/min;
O link para compra desse nebulizador é :

Nebulizador Pulmosonic
E sempre importante ressaltar, que para a utilização correta do nebulizador, é necessária orientação médica, pois cada pessoa pode ter uma necessidade diferente, tipo de medicação, quantidade, e aparelho que atenda melhor o tratamento indicado.












Comentar